quinta-feira, 26 de julho de 2012

Comedidamente

Já programado para se submeter a uma nova bateria de exames na primeira semana de agosto, o ex-presidente Lula ficará sabendo qual o tamanho dos compromissos que poderá assumir na campanha eleitoral deste ano. Os médicos que o assistem desde o aparecimento do câncer na garganta deverão recomendar participação comedida, por causa da voz, que está comprometida. Preocupação para candidatos petistas. Muitos deles têm planos de explorar ao máximo a imagem do ex-presidente.
Para orientar
O PMDB já tem encomendado pesquisas para orientação interna de seus candidatos, e o mesmo deve fazer o PSDB, a partir do final da primeira quinzena de agosto. Antes disso, a divulgação dos números não é o mais importante, porque o que realmente importa é conhecer tendências do eleitorado, e com elas direcionar as ações de campanha. Para confirmar os limites do interesse, as pesquisas até agora conhecidas dão acima de 35% os eleitores que ainda não decidiram.
Provável?
O Supremo Tribunal Federal não deverá levar em consideração a sugestão encaminhada a Brasília por advogados paulistas no sentido de que seja adiado o julgamento do mensalão, sob o argumento de que a coincidência com a campanha eleitoral poderá prejudicar o andamento do processo. Alegam eles o risco de “judicialização da política ou a politização do julgamento”. O STF realmente não tem como acatar a sugestão, sob pena de reconhecer que é vulnerável às disputas políticas.
Fogo cruzado
As greves que estão em curso, causando a paralisação de setores vitais, podem trazer algum reflexo para a campanha eleitoral, caso se prolonguem por mais algum tempo. Mas não é possível dizer se as vantagens seriam para governistas ou oposicionistas, porque os protestos são dirigidos tanto contra o governo estadual como para o federal. Os candidatos não podem atirar pedras, porque seus partidos estão sob telhados de vidro.
Tempo de espera
Ainda que desejassem os deputados e a Universidade Federal, não haverá como retomar, antes de novembro, os trabalhos da Agenda de Desenvolvimento da Zona da Mata, que se propôs, desde junho do ano passado, a discutir objetivamente e dar encaminhamento aos principais projetos da região. As atenções estão tomadas pela campanha eleitoral, os deputados, que são porta-vozes das reivindicações, não têm como ser atendidos e – mais do que isso – em Brasília e Belo Horizonte os setores governamentais querem esperar para saber quais serão as novas liderança eleitas em outubro nos municípios da Mata. Mas importante é que, quaisquer que sejam essas lideranças, os governos estadual e federal considerem que são dois os tempos na crônica das velhas aspirações de progresso da região em que se insere Juiz de Fora: se antes ela tentava atingir os propósitos com lamúrias e caça aos culpados, o que agora está em pauta é a objetividade das reivindicações.
Leite amargo
Há exato um ano, o governador Antônio Anastasia denunciou que estamos importando 3 milhões de litros/dia de leite do Uruguai e da Argentina, dois países que, sem contrapartida, não têm feito concessões aos produtos brasileiros. No caso do leite, foi feito um apelo à Câmara dos Deputados, em particular aos representantes mineiros, para que se legislem limites para a importação do produto, pois essa compra predatória não encontra justificativa, nem mesmo sob pretexto de regular o mercado interno. É preciso considerar que o leite nunca deixou de ser destaque na pauta das exportações do estado.
Uma suspeita
Para mostrar que não são de hoje as suspeitas sobre promessas feitas durante campanhas eleitorais, o prussiano Otto von Bismarck, considerado fundador do moderno estado alemão, já dizia em 1898, quando morreu, que é preciso ter cuidado com o que se diz antes das guerras, durante as campanhas eleitorais e depois das pescarias.
(publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Um comentário:

  1. Wilson, ficaria honrado se respondesse a esse comentário através do e-mail nandobaden@hotmail.com
    gostariade lhe falar sobre um projeto
    abraço fraterno;
    fernando

    ResponderExcluir