segunda-feira, 30 de julho de 2012

Batalha verbal

Os principais candidatos a prefeito e seus partidos, que se dizem ocupados na tarefa de organizar os planos de governo, ainda não encontraram tempo e vagar para disparar seus torpedos contra adversários. O mesmo, contudo, não acontece em Belo Horizonte, onde, por estranho que pareça, a disputa em Juiz de Fora tem provocado maiores discussões, sem faltar as farpas. Protagonizam as provocações na capital os deputados federais Marcus Pestana e Reginaldo Lopes,presidentes, respectivamente, dos diretórios estaduais do PSDB e do PT. Ficou bem claro que elegeram a disputa da prefeitura de Juiz de Fora como sua segunda preocupação, logo após a eleição do prefeito de Belo Horizonte. Depois de desencontros nas entrevistas, os dois deputados se voltam agora para o twitter, onde travam sua batalha verbal. Reginaldo provoca, dizendo que a vitória do Partido dos Trabalhadores “começa por Juiz de Fora, corre por essas Minas até chegar a Belo Horizonte”, onde espera que Patrus Ananias saia vencedor na disputa com Márcio Lacerda. Pestana, também desafiando, marca um “encontro” com Reginaldo, prometendo que “no dia 9 eu te conto”, referindo-se às horas seguintes à votação de 7 de outubro, certo de sair vitorioso o candidato tucano, Custódio Mattos, além de lembrar que em Belo Horizonte o candidato petista está 17 pontos atrás de Lacerda. Para bater num ponto sensível da campanha petista, Pestana indaga de Reginaldo se teria sido dele a ideia de criar na candidata Margarida Salomão a imagem cover da presidente Dilma, insinuando que considerou a iniciativa de mau gosto.
Invencionice
Sem desistir da tese de que o famoso mensalão não passa de invenção de Roberto Jefferson para atingir o partido governista, dirigentes petistas consideram que este é um dado suficiente para esvaziar o processo que corre no Supremo Tribunal Federal, de onde sairá a sentença para os envolvidos no grande escândalo. Jefferson, principal protagonista do processo, está convalescendo de uma cirurgia no pâncreas, e parece ter irritado ainda mais o PT, ao afirmar, em entrevista na Band, estar certo de que Lula não tem saúde para enfrentar mais uma campanha eleitoral.
Uma definição
Uma definição do julgamento do mensalão,para concordar ou não: O julgamento do mensalão é, sem dúvidas, o assunto político mais importante de 2012. É um julgamento político, com argumentos técnicos jurídicos. O STF é uma corte política julgando supostos criminosos políticos. A sentença final deverá ser com embasamento técnico, mas com a lógica do política. Afinal, a grande maioria dos ministros é indicada pelos governos petistas. A expectativa é grande para o julgamento, certamente um espetáculo midiático. Nunca antes neste País, o povo viu um julgamento como este.
Bandeira arriada
Um mês depois de terem sido aprovados nas convenções de seus partidos em todo o País, nada menos de 744 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador comunicaram sua decisão de desistir da disputa, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Quando manifestam esta decisão à Justiça, os desistentes não são obrigados a expor seus motivos, os mais diversos. Mas um deles é a percepção de que lhes falta qualquer chance de êxito. Há também os que não desistem, mas não se esforçam para vencer. É conhecido o caso de funcionários públicos que se candidatam para estarem afastados dois ou três meses do cargo, sem prejuízo do contracheque. Férias compulsórias, graças à Justiça Eleitoral.
Em laboratório
A 65 dias das eleições, a campanha dos principais candidatos a prefeito encontra-se na fase laboratorial, entregue a agências e marqueteiros. É uma semana em que todos têm pressa, porque a propaganda gratuita em horários do TRE começa na próxima semana.
Nas pegadas
Foram requisitadas pela Justiça aos jornais da cidade cópias do noticiário dos últimos 19 meses que tratou do que disse e do que andou fazendo o ex-prefeito alberto bejani, que persiste em sua candidatura a vereador. São fatos que compõem um prontuário nada comparável à biografia de um monge contemplativo.
((publicado na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário