segunda-feira, 2 de julho de 2012

Escolhendo o inimigo

É pouco provável que no primeiro turno eleitoral os candidatos a prefeito Bruno Siqueira e Custódio Mattos troquem farpas além do suficiente para mostrar à população que estão em campos opostos, pensam diferentemente sobre os problemas da cidade, e buscam a mesma vitória. Nesta primeira fase da disputa ambos devem perseguir um objetivo comum: disputar o segundo turno com a candidata do PT, Margarida Salomão. Por que? Porque ambos pensam que com ela o quadro político ganhará um forte conteúdo de radicalização, e se aproveitar disso. Eis o porquê. Se só um dos dois passará pelo crivo da primeira votação, aquele que não lograr a mesma sorte apoiará o outro. Portanto, não seria prudente que nesta fase inicial um fale tão mal do outro, que não possa falar bem nas horas seguintes ao 7 de outubro. Mas, resta um dado sutil. Por causa dessa preocupação, os candidatos do PSDB e do PMDB também terão de dosar os ataques ao PT e bater sob medida, de forma que não inviabilizem a subida da adversária comum ao segundo turno. Há mais uma razão para que Bruno e Custódio não desejem o enfrentamento no dia 28 de outubro: se o PT estiver ausente no segundo turno é certo que ficará muito reduzido o empenho das forças políticas do governo do estado em influir no resultado eleitoral de Juiz de Fora. Não se pode garantir que tais cuidados sejam parte do raciocínio de Custódio e Bruno, mas se for o caso poderemos ter um primeiro turno mais gentil e menos ácido.
Sem morder
O ex-presidente Fernando Henrique, nas entrevistas e palestras, continua exercendo a arte de combinar sua condição de sociólogo à política. Ele não gostou de uma recente declaração de Lula de que iria “morder as canelas” de seus adversários. Saiu-se com humor corrosivo: “Eu não sei morder canela. Não acho que seja apropriado ao ser humano”.
“Voluntários”
No PV, o presidente Sidnei Scalioni teve de gastar muita saliva para demover alguns candidatos a vereador que resistiam à convocação do partido para apoiar a candidatura de Custódio a um segundo mandato. Cederam, mas entram na campanha como os”voluntários” da Gerra do Paraguai: com as mãos amarradas e o fuzil na nuca. Os verdes vão disputar a vereança em coligação com o PR.
Aliança reeditada
O prefeito Custódio Mattos, que vai tentar o segundo mandato, reeditou o leque de alianças com que em 2008 ganhou a prefeitura, batendo o PMDB e o PT. Comandada pelo PSDB, vai apoiá-lo uma aliança de 11 legendas, que, em sua soma, lhe garante 15 minutos de propaganda no horário gratuito. Em Minas, tratando-se de aliança eleitoral, ele só perdeu para Márcio Lacerda, em BH, que ficou com 13.
Feriados
Continua sendo necessidade o governo estadual elaborar e divulgar lista dos feriados municipais de Minas, de forma que as pessoas não percam as viagens para fins bancários, industrias e comerciais. Hoje é feriado em Montes Claros, Ubá e Três Pontas. Muitos já estão na estrada para perder o dia.
Bons nomes
Uma avaliação das listas de candidatos a vereador revela alguns novos nomes que, elegendo-se, podem contribuir para uma excelente legislatura. Nelas certamente não faltam aventureiros e indesejáveis, mas o eleitor não poderá se queixar da falta de nomes competentes para renovar a Câmara, deixando lá apenas os bons, que não são muitos.
Três obras
Numa entrevista em que o jornal ”O Tempo”, edição de ontem, exalta Juiz de Fora por ter dado a volta por cima, o prefeito Custódio Mattos informou que sua administração está realizando o que considera as três maiores obras da história da cidade: o hospital regional, o conjunto de realizações no setor viário e o tratamento de esgotos, que vai passar de 9% para 80% .
(( publicado na edição desta terça-feira do TER NIOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário