segunda-feira, 23 de julho de 2012

Os fora da lei

Se for mantida a média conhecida até ontem, o Tribunal Regional Eleitoral poderá registrar um recorde de denúncias de irregularidades praticadas por candidatos e partidos na atual campanha. Até agora foram 432, em sua maioria tratando de propaganda fora do prazo, mas esse número não deve ser considerado definitivo, porque 173 candidatos acusados encaminharam sua defesa a Belo Horizonte. Contudo, o TRE vai faturando em multas. Segundo informou, só em 22 casos de propagandas ilegais - realizadas fora do prazo ou de forma vetada pela atual legislação eleitoral – foram cobrados R$ 163 mil aos candidatos, incluindo os que abusaram do facebook e pelo youtube.
Imagem saturada
Já é tempo de os marqueteiros saberem que não sensibiliza mais, nem motiva, a imagem do candidato beijando crianças nas suas visitas aos bairros pobres. O eleitor, por mais simplório que seja, percebe que não há sinceridade nos afagos em tempo de campanha. Melhor que fazem os especialistas é orientar o candidato sobre os problemas do bairro, e como solucioná-los.
E os outros?
O presidente Obama, preocupado com as pesquisas eleitorais, que lhe roem o calcanhar, manifestou seu sentimento pela morte das vítimas do massacre que o maluco James Holmes praticou num cinema do Colorado. Mas nada disse sobre os civis que seus soldados matam diariamente no Afeganistão.
Constrangimento
Os dirigentes nacionais do PT se revelam constrangidos, com razão, diante da declaração de seu companheiro Hélio Bicudo, ex-prefeito de S.Paulo, de que “o Bolsa Família faz com que o cidadão receba dinheiro para votar”. E disse mais: ouviu de José Dirceu – ex-ministro da Casa Civil e réu no processo do Mensalão, com julgamento marcado para agosto – que o programa era o caminho mais rápido para a obtenção de 40 milhões de votos.
Mês aziago
O Supremo Tribunal Federal ultima os preparativos para o julgamento do mensalão, que, segundo previsão dos próprios ministros, pode durar até 30 dias, com início em 2 de agosto, chamado mês do desgosto. Há muitos desgostos previstos neste caso: os acusados, o partido, o governo federal. A lenda de que o mês de agosto é de mau agouro parece se fortalecer com o julgamento histórico de políticos ligados umbilicalmente ao poder central do Brasil. Há uma tensão no ambiente político, já pré-aquecido com a CPI do Cachoeira, que atormenta a classe, devido aos envolvimentos subterrâneos da política com a contravenção. E ainda as eleições municipais, que trazem muita preocupação para os políticos com mandatos que precisam paparicar os cabos eleitorais, quer sejam candidatos às prefeituras quer disputem as câmaras municipais. Diante do cenário, o mês que se avizinha pode trazer no horizonte nuvens carregadas de muita eletricidade da política, sujeito a trovoadas e relâmpagos nos céus de Brasília. Resta aguardar os acontecimentos e suas consequências.
Experiência no dedo
Vai ficar mesmo reduzida a 21 municípios a experiência de Minas com a votação biométrica neste ano. Para tanto, foram escolhidos pequenos colégios eleitorais, pois, ocorrendo imprevistos, torna-se mais fácil para a Justiça Eleitoral adotar a votação convencional. Portanto, em outubro 270 mil mineiros terão o voto identificado biometricamente.
PT em campo
Antes previsto para o final da próxima semana, o lançamento oficial da campanha do PT foi antecipado, e ocorreu no sábado, na quadra da Escola de Samba Real Grandeza, onde o destaque foi a animação da militância, que tem sido instada a trabalhar para que a candidata Margarida Salomão vença no primeiro turno. Ela vem liderando as pesquisas de tendência do eleitorado. Para prestigiar o lançamento, veio à cidade o presidente estadual do partido, Reginaldo Lopes, para quem a vitória em Juiz de Fora é uma questão estratégica.
Mais feminino
No dia 8 de agosto, quando se encerra o prazo para a complementação das chapas de candidatos a vereador, o PSDB pretende se apresentar como o mais feminino entre os partidos, porque há quatro anos tinha 7.314 candidatas a prefeito, vice-prefeito e vereador, número que até ontem havia subido para 11.156, aumento, portanto, de 52,5%. Em 2008, o partido tinha 6.894 candidatas a vereador. Já neste ano, elas são 10.730, aumento de 55,64%. As candidatas a prefeito eram 186; agora, 205. (( publicado na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário