quarta-feira, 4 de julho de 2012

Duas referências

Desdobramento inesperado na crise da aliança em torno de Márcio Lacerda foi o surgimento de candidatura própria no PT, antes participando do projeto de reeleição do prefeito da capital; e não é uma candidatura apenas de fachada, porque Patrus Ananias tem muito prestígio, muito voto e não vai brincar. O comando petista em Minas agora tem de cuidar de duas principais referências eleitorais. Antes era só Juiz de Fora.
Velha conversa
A presidente Dilma teria recomendado aos assessores políticos divulgar que não pretende participar da campanha eleitoral. Os ministros, querendo, podem ajudar os candidatos de sua preferência, desde que fora do horário de trabalho. Mas qual é o horário de trabalho de um ministro? Todo presidente, quando vai chegando a hora, diz a mesma coisa. Só que tudo pode ficar diferente.
Hipóteses
A se confirmar a não participação da presidente Dilma nas campanhas eleitorais nos municípios, surge então um fato novo no cenário político. A frase atribuída a ela de que 'eleição é problema dos partidos', demonstra postura nova de um ocupante do Palácio do Planalto. Pode-se especular que Dilma não se preocupa com o futuro político, ou seja, com a próxima eleição presidencial. Por quê? Hipótese 1 - ela não ser candidata à reeleição, deixando para Lula ocupar esse espaço político das eleições municipais; Hipótese 2 - ela será candidata à reeleição, mas acha desnecessária a participação nas disputas municipais, preservando sua bem avaliada administração.
Otimismo
Nas altas rodas tucanas o senador Aécio Neves vem se revelando dono de um otimismo ilimitado: “A minha convicção é que, a partir das alianças que foram feitas, o PSDB, somado aos partidos aliados, tem condições de vencer entre 85% e 90% de todas as prefeituras de Minas. Isso nos dá uma posição de muita força. Na verdade, é uma demonstração da confiança que a população mineira vem tendo em nosso projeto de governo”, afirmou. O PSDB é hoje o maior partido do estado, com a principal bancada, o maior número de prefeitos, de vice-prefeitos, o governador e um dos três senadores.
Passo seguinte
Ainda nesta quinzena a prefeitura dá como oficialmente concluídas as obras de reforma da Avenida Rio Branco. Da primeira grande reforma até hoje passaram-se quase trinta anos. Quando virá a próxima? Ninguém pode prever, a não ser que, com o crescimento da população e dos veículos circulantes, não será mais possível esperar três décadas. Hoje já se indaga: o que fazer com os passeios da Avenida, principalmente no trecho que vai do Largo Riachuelo à Rua do Sampaio? Os pedestres estão se acotovelando, atropelam-se e acabam sendo expulsos para o asfalto.
Desobediência
O Tribunal Regional Eleitoral adverte e ameaça com multas, mas desde já é sabido qual a proibição que vai ser mais desrespeitada na campanha que se aproxima: é vedado aos partidos e candidatos utilizar aparelhos de propagação de som a menos de 200 metros de hospitais, escolas e repartições públicas. O que significa: alto-falante só em bairros distantes e ruas desertas, porque no Centro, onde quer que se ligue haverá um impedimento. Só que a burla sempre aconteceu, por mais que os adversários contrários denunciem.
Lançamento
Ontem à noite, candidatos da aliança PT-PSB estavam conhecendo as peças de marketing da campanha que será comandada pela candidatura de Margarida Salomão à prefeitura. A campanha tem data para o lançamento: dia 21, na quadra da Escola de Samba Real Grandeza. A expectativa é que durante todo aquele sábado os candidatos sejam visitados por dirigentes estaduais e federais dos dois partidos. (( publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário