segunda-feira, 9 de julho de 2012

Rápidas mudanças

Os fatos políticos têm a capacidade de alterar profundamente o roteiro do processo eleitoral, por mais que ele já se apresente como definido e inalterável. Há dez dias, não havia quem suspeitasse de qualquer risco para a eleição do prefeito Márcio Lacerda, em Belo Horizonte. Com o rompimento provocado pelo PT, criou-se a alternativa de Patrus Ananais, e já não se pode mais dizer que as favas estão contadas. O episódio político-eleitoral de Belo Horizonte, com o rompimento da aliança PSB-PT, permite outras análises. Mas, como em política se aprende que o válido é a versão do fato, em detrimento do fato em si, uma delas faz lembrar que os partidos envolvidos numa aliança inusitada em 2008, PT - PSDB elegeram Márcio Lacerda (PSB) prefeito. Agora ambos quiseram abortar aquela aliança, embora nenhum dos dois admita essa "culpa". Por quê? Simplesmente concluíram os partidos rivais em âmbito nacional, que não havia mais motivos para estarem aliados na capital mineira. O futuro próximo promete a eleição presidencial, e com a certeza de que Aécio Neves será o candidato tucano. A guerra (ou a inexistência de motivos para a paz) começa por Minas. .
Fôlego
Candidatos a prefeito costumam adiar, tanto quanto possível, o efetivo início da campanha eleitoral, por um dos dois motivos: ou porque são escassos os recursos, e é preciso economizá-los, ou porque os recursos são fartos, e por isso mesmo devem ser concentrados na fase final, causando maior impacto.
Os veteranos
Contam-se em poucos dedos os políticos veteranos que ainda estariam dispostos a enfrentar uma campanha eleitoral na cidade e dela participar ativamente. Com a morte recente de Wandenkolk Moreira e Itamar Franco, desapareceram os últimos militantes dos anos 50 do século passado, restando Clodesmidt Riani e Tarcísio Delgado. Da década de 70 foram-se Mello Reis, Agostinho Pestana e Fernando Rainho, ficando Sílvio Abreu, que não quer mais participar.
Liberalidade
Não têm sido poucas as críticas em relação ao aumento do número de vereadores às câmaras municipais de Minas. De uma eleição para outra – 2008 a 2012 – eles ganharam mais 569 vagas. A queixa que geralmente se ouve é que a vereança não tem a utilidade que aparenta, enquanto importante é observar que o problema não esta no número deles, mas na discutível qualidade de muitos que são eleitos. Ou a culpa é da Emenda Constitucional 53, de 2009, que concedeu aos municípios a prerrogativa de fixar o número de seus vereadores, segundo o crescimento da população. Os mineiros terão, a partir de janeiro, 8.840 vereadores, dos quais 2,5% concentrados nos sete maiores colégios eleitorais: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba.
Questão essencial
A Câmara deve voltar a debater, proximamente, o projeto de novo cemitério, desta vez propondo a verticalização, talvez até o crematório, no que seguiria a tendência universal de destinar aos mortos nada mais que o terreno suficiente. Sendo em linha moderna ou a tradicional os espaços de enterramento, o que os vereadores precisam considerar como primeira entre as preocupações é a exigência do cumprimento das normas sanitárias, de forma que a população vizinha não sofra consequências de uma proximidade que, quando descuidada, pode acarretar vários problemas. O fato de se tratar de iniciativa privada não significa que o poder público deva negligenciar nos critérios para o licenciamento.
Choque doméstico
Já surgiram os primeiros casos de choque entre candidatos de um mesmo partido, quando disputam os votos de determinado reduto. O problema não é novidade, só que desta vez está começando mais cedo. Unidos apenas na necessidade de terem legendas partidárias para ganhar a vaga, eles se tornam adversários quando garimpam votos e espaços comuns. Há notícias de que no fim de semana a concorrência andou agitando e “estranhando” candidatos em Vitorino Braga e Santa Cruz. Semanas antes da convenção, o PPS chamava a atenção dos então pré-candidatos para a luta interna, problema que pretendia evitar.
((publicado na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário