domingo, 8 de julho de 2012

A Constitucionalista

Há 80 anos eclodia em São Paulo um movimento armado contra o governo discricionário de Getúlio Vargas e exigindo uma nova Constituição, o que só viria a ocorrer dois anos depois. Ficou conhecido como Revolução Constitucionalista de 32. Em 87 dias de luta morreram 934 homens. Foi o último movimento armado e sangrento que ocorreu no País. Minas liderou a resistência aos revoltos de São Paulo, mas a participação de Juiz de Fora foi modesta: apenas um batalhão do 10º Regimento de Infantaria, comandado pelo major Ricardo Moreira. Detalhe é que a morte de juiz-foranos não ocorreu nos confronto, mas em novembro, quando explodiu em Três Rios um carregamento de armas e munições que retornava à Quarta Região Militar. Doze mortos.
O primeiro
Candidato a vereador pelo PPS, Márcio Deotti foi o primeiro a entrar com campanha pela internet. Ao primeiro minuto da madrugada do dia 6 ele entrou se apresentando e falando sobre seus objetivos.
Os opostos
A primeira semana depois das convenções foi encerrada com a convicção dos políticos de que os desdobramentos da campanha em Belo Horizonte, colocando em lados opostos PT e PSDB, em clima de tensão, antecipam a luta pela presidência da República em 2014. Mas o senador Aécio Neves, diretamente interessado, acha que tal interpretação é uma cilada, e não pretende cair nela.
Histórico
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, candidato à reeleição, entra para a história como beneficiário da mais ampla coligação já construída em Minas: são 20 partidos que se associaram ao seu projeto eleitoral.
Mais vereadores
Uberlândia, Montes Claros e Betim são os únicos entre os maiores municípios mineiros que terão ampliado, a partir de janeiro, o número de seus vereadores. Montes Claros foi o recordista, aumentando suas cadeias de 15 para 23. Com mais 569 vagas abertas, a vereança em Minas passa a ser de 8.440 titulares.
Impugnações
O Tribunal Regional Eleitoral não vê dificuldades para que até o próximo domingo sejam conhecidas as decisões dos juízes sobre impugnações de candidatos a cargos eletivos apresentados nas convenções. O prazo parece suficiente, até porque há muito que são conhecidos os casos em que fica impedido o registro das candidaturas.
Pontualmente
O fato de a votação, em 7 de outubro, ser das mais complexas não vai alterar os planos do Tribunal Superior Eleitoral de ter concluída e proclamada a apuração até 20h. Mesmo em Minas, que tem o maior número de municípios – 853 – três horas serão suficientes para a computação de todos os votos dados a candidatos a prefeito e vereador. Certamente será um pouco mais demorada a indicação dos vereadores eleitos que vão compor as câmaras municipais, porque nesse caso é preciso estabelecer a proporcionalidade e as sobras de legendas.
Visita
Tendo à frente o titular da provedoria, Renato Loures, a Santa Casa recebe hoje, às 10h, a visita do prefeito Custódio Mattos, que vai conhecer as obras de ampliação e o novo Ambulatório de Especialidades que atende pacientes do SUS.
((publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário