quarta-feira, 18 de julho de 2012

Jogo do tempo

Como nas grandes partidas de futebol, onde o técnico procura identificar a formação do time adversário e esconder sua escalação, nas disputas eleitorais não é muito diferente. O candidato a prefeito não antecipa os aliados para evitar que sofram pressões, agindo da mesma forma e pelo mesmo motivo quando trata da escolha do nome de seu vice. Participante de um jogo, sabendo-se sujeito a torções e agressões, o candidato também procura ficar na concentração, esperando que o tempo corra a seu favor, e adiando, tanto quanto possível, o início da disputa das urnas, porque ela consome energias e dinheiro. Tanto o esforço físico como os recursos financeiros têm de ser economizados no corpo a corpo, preocupação que afeta principalmente a quem vai correr para chegar ao segundo turno.
Desde agora
Pela indicação de gente influente no Ministério dos Transportes, no painel da política de privatizações de trechos rodoviários o próximo passo deve ser mesmo a ligação Juiz de Fora - Belo Horizonte. Como debates sobre questões dessa natureza só costumam acontecer quando as decisões já foram tomadas em gabinete, seria prudente se as lideranças entrassem em cena e tentassem influir, de forma que a privatização não seja um ônus excessivo para o usuário, diferentemente do que se vê na rota dos pedágios no trecho Juiz de Fora – Rio.
Multas brandas
Razão tem o procurador eleitoral do Rio de Janeiro, Maurício Ribeiro, quando revela preocupação com a leveza das multas que são aplicadas a candidatos e eleitores faltosos. Lei muito branda. Num País em que o voto é obrigatório, quem não votar, ofendendo um dever cívico, corre o risco de pagar multa correspondente a uma lata de cerveja.
Tempo de serão
O prefeito Custódio Mattos, começando a campanha para a reeleição, decidiu que, a partir de agora, sempre às 18h30mada vai se reservar a encontros diários, no Hotel Serrano, com representantes da comunidade para debater o plano de governo a ser apresentado brevemente ao eleitor. Cada noite um tema. Hoje, discute-se sobre capacitação, emprego e renda.
Quarto lugar
Apresentadas as listas de candidatos a vereador em Minas, observou-se que o número deles não se distanciou muito da posição dos municípios na sua escala de importância. Belo Horizonte fica com 1.203 candidatos, Contagem com 531, Uberlândia com 657, Juiz de Fora com 440.
Olho grande
Anotada a palavra do professor David Fleischer, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, sobre o PSB, onde se observa “movimentação para se chegar a uma posição mais independente, mostrar serviço nesta eleição, avançar bastante, já se posicionando para 2014”. De olho grande, o que deve preocupar o PMDB, porque, como analisa Fleischer: “pode ser que o PSB pressione Dilma para trocar de parceiro, deixar o PMDB de lado e pegar o Eduardo Campos como seu vice".
Preocupação
A pulverização de partidos políticos no País passou a ser motivo de preocupação também para o PMDB, segundo seu presidente, senador Valdir Raupp. Por quê? Pode-se arriscar algum palpite. Por exemplo: hoje, possuem registro 30 partidos, e outros estão em processo de constituição, conforme previsto em lei. Aí está a questão central. Há pulverização partidária, pois a lei permite isso. Os parlamentares do PMDB, que são maioria, deviam liderar um movimento para conter a permissividade da lei. Mas não parecem interessados no assunto.
Melhores slogans
A coluna recebeu ontem, de Eduardo Almeida Reis, da Academia Mineira de Letras, o que se elegeu, até agora, como o melhor para a lista dos slogans mais engraçados da campanha eleitoral deste ano: 1º lugar – Em Mogi das Cruzes (SP), tem um candidato chamado Defunto: “Vote em Defunto, porque político bom é político morto’’. 2º lugar – Candidato a prefeito de Aracati (CE): “Com a minha fé e as fezes de vocês, vou ganhar a eleição.” 3º lugar – A cearense chamada Débora Soft, stripper e estrela de show de sexo explícito. Slogan: “Vote com prazer!” 4º lugar – E em Piraí do Sul tem um gay chamado Lady Zu. “Aquele que dá o que promete.” 5º lugar – Em Hidrolândia (GO), um candidato é chamado Pé. “Não vote sentado, vote em Pé.” 6º lugar – Em Carmo do Rio Claro, um outro é conhecido como Gê. “Não vote em A, nem em B, nem em C; na hora H, vote em Gê.” 7º lugar – Em Descalvado (AL), a candidata chamada Dinha adotou o slogan : “Tudo Pela Dinha.” 8º lugar – Grito de guerra do candidato Linguiça, lá de Cotia (SP). “Linguiça Neles!” 9º lugar – Guilherme Bouças, com o slogan: “Chega de malas, vote em Bouças.”  
(((( publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))))

Nenhum comentário:

Postar um comentário