domingo, 22 de julho de 2012

Pela Memória

O Comitê pela Memória e Verdade tem reunião hoje à noite para receber Gilney Viana, coordenador nacional do “Direito à Memória e à Verdade”, um projeto ligado à Secretaria de Direitos Humanos da presidência da República. O encontro está previsto para ocorrer às 19h30m, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Avenida dos Andradas, 696. Não apenas os membros do Comitê, mas qualquer pessoa interessada pode participar do encontro.
Premiados
Cassado por causa de suas ligações com o contraventor Cachoeira, o ex-senador Demóstenes Torres acaba de assumir o cargo de procurador do estado de Goiás, o que vai lhe render vencimento mensal de R$ 24 mil. Pergunta-se: se alguém não tem condições morais para integrar o Congresso Nacional passa a tê-las automaticamente para servir à Justiça? Interessante o que também acontece nos tribunais: juízes e desembargadores, quando irremediavelmente flagrados na corrupção, não são presos, mas aposentados compulsoriamente com vencimentos integrais. Portanto, faz bem fazer o mal.
Participação Dois anos após disputar o governo de Minas, o ex-ministro Hélio Costa está de volta à campanha eleitoral. Além de Barbacena, seu principal reduto, ele anunciou disposição de atuar na campanha do PMDB nas principais cidades do interior, inclusive Juiz de Fora.
Ausente
Portador de uma lesão no pâncreas, o ex-deputado Roberto Jefferson deixa novamente a presidência do Partido Trabalhista Brasileiro, que havia reassumido na semana passada. Vai ser submetido a uma cirurgia, nos próximos dias. Ainda sem previsão de alta, é certo que estará na enfermaria quando começar no Supremo Tribunal Federal o julgamento dos envolvidos no mensalão, que se tornou conhecido através de suas denúncias.
Previsão otimista
Um mês. Esta é a estimativa considerada otimista para a duração do julgamento dos envolvidos no escândalo do mensalão. Durando um pouco mais um pouco menos, a decisão dos ministros vai coincidir com o calor da campanha eleitoral, que de alguma forma certamente será influenciada.
Contatos
O deputado Lafayette Andrada, coordenador das bancadas que na Assembleia Legislativa apoiam o governo Anastasia, tomou Juiz de Fora por base e promoveu uma série de visitas a municípios vizinhos no último fim de semana.
Velho pacto
Para se cumprir o tradicional receituário das campanhas eleitorais, está de volta à agenda política a história do pacto federativo. Isso acontece sempre que há algum interesse ocasional, mas não dá para acreditar que o atual 'status quo' deseja reformar o que está estabelecido.
O outro lado
Está acesa e dominando setores influentes da sociedade a investigação dos casos de tortura a que foram submetidos presos políticos, o que é importante e necessário, porque tortura é um crime que não pode prescrever. Mas cabe lembrar que essa mesma sociedade confere pouca importância ao que acontece nos presídios, por achar que só excepcionalmente políticos adversários são torturados, quando, na verdade, isso ocorre com todos os presos, bastando para tanto que estejam nesses depósitos de condições subumanas. Há casos em que a tragédia se agrava, nas noites em que a esse cenário incorporam-se castigos medievais aplicados por agentes despreparados. Há denúncias estarrecedoras, que também precisam ser apuradas.
(( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário