quarta-feira, 11 de julho de 2012

Museu federalizado?

Numa semana em que o Museu Mariano Procópio se tornou assunto nacional, por causa das precárias condições em que se encontra, volta a se falar na sua federalização; como se o governo central fosse referência e mecenato de cuidados com o patrimônio histórico. A jornalista Hildegard Angel informava ontem, no Rio, que “a polêmica chegou à varanda do Country Club do Rio, onde Verinha Bocayuva, filha de Baby Bocayuva Cunha, político saudoso, bastava encontrar um mineiro influente, que logo perguntava, provocadora: "E aí, Minas vai deixar o Museu Mariano Procópio virar federal?". Assim ela fez com, entre outros sócios, o senador Francisco Dornelles e Breno Neves, primos do Aécio. Eu também tive o meu jeitinho de perguntar, mas foi via email à secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras.” Ainda segundo a jornalista, “o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, mantém um diálogo permanente com o Município de Juiz de Fora, para construir a melhor solução para a reabertura do museu. No final do mês de julho, já está agendada uma reunião entre a secretária de Cultura de Minas Gerais, o presidente do Ibram, José Nascimento Jr, e a prefeitura, para discutirem juntos – União, Estado e Município - essa questão”.
Jogo capital
As eleições municipais são importantes para os projetos políticos no âmbito nacional, mesmo que os líderes de Brasília façam questão de minimizar as repercussões da contenda local no grande jogo do poder central. Para tanto, citem-se os episódios de duas capitais: Belo Horizonte e São Paulo. Nessas duas referências temos o enfrentamento de PT e PSDB. É bom prestar a atenção nos dois casos, pois, se ocorrer a vitória do PT nas capitais, vai se sinalizar bastante a continuidade do partido no poder central. Em caso de vitória do PSDB nas metrópoles, os tucanos poderão estar abrindo caminho para se saírem bem na eleição presidencial.
Em excesso
Redatores do jornal conversavam ontem, pelo telefone, com Romildo Aguiar Filho, paulista especialista em tecnologia no processo eleitoral, sobre nota da coluna que fez previsão de que 80% dos eleitores já estarão votando pela biometria em 2014. Otimismo em excesso. Para ele, trata-se de uma expectativa que dificilmente poderia se confirmar, porque a adoção do sistema vai exigir complexas atividades, que não poderão ser cumpridas em poucos meses.
Percentual
Pesquisadas as eleições de vereador nos últimos 16 anos, constata-se que as impugnações oferecidas pelos juízes sempre ficaram em torno de 3%, e em alguns casos reformadas pela via de recursos. Neste ano, com prazo até domingo para a Justiça encontrar defeitos tais em candidatos, de forma que não possam disputar, o percentual atual não deve ser muito diferente do histórico.
Estratégica
Quem diz é o secretário-geral do Partido dos Trabalhadores em Minas, Durval Ângelo. Na disputa pelas prefeituras, há eleitorados estratégicos, e um deles é Juiz de Fora, juntamente com Uberlândia e Uberaba, que estariam figurando na expectativa de 350 vitórias. Um petista pragmático, que já ouviu isso, diz que mais importante que incensar o partido em Juiz de Fora é prestigiá-lo com recursos para enfrentar a guerra que se avizinha.
Haja voto!
Até sábado à noite, o Tribunal Regional Eleitoral poderá divulgar os números definitivos dos candidatos em Minas. Se não houver alteração em relação ao placar de ontem, serão 56.277 disputando a vereança e 1.944 concorrendo às 853 prefeituras.
Sem perigo
O deputado Bruno Siqueira, que dedica a semana à Assembleia e os sábados e domingos à campanha como candidato a prefeito, conseguiu ver aprovado projeto de sua autoria que proíbe a produção, venda e utilização de serpentinas metálicas, como forma de evitar acidente com essa material, quando em contato com rede elétrica. A iniciativa do deputado, que agora sobe à sanção do governador, resultou do trauma causado pelo acidente de fevereiro do ano passado, em Bandeira do Sul, que produziu 15 vítimas.
(( publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário