segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia D

O dia 6 de julho foi fixado pelos senadores para o encaminhamento do projeto de reforma política à Comissão de Constituição e Justiça. O relatório terá assinatura dos integrantes do grupo que vem estudando a matéria nos últimos três meses. Quanto à data fatal, ela resulta de acordo entre José Sarney e o senador Francisco Dornelles , que presidiu os trabalhos da comissão de reforma.
Do relatório figuram 11 matérias, incluindo propostas de emendas à Constituição e projetos de lei.

Duvidoso
Uma das principais dúvidas suscitadas em relação à reforma está no fato de a matéria estar sendo estudada por comissões separadas das duas casas do Congresso. Para o presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, muito melhor seria se a reforma fosse discutida em comissão paritária.


Sobre a verdade

Gilney Viana, assessor especial da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, confirmou que estará em Juiz de Fora na sexta-feira, quando pedirá apoio das entidades de direitos humanos na campanha pela aprovação do projeto de lei sobre a Comissão da Verdade, que tramita no Congresso Nacional. No seu programa, em primeiro lugar, uma entrevista coletiva à imprensa, às 16h, na Câmara. Às 19h, no auditório da OAB - Subseção Juiz de Fora, pedirá apoio dos advogados para o projeto, que pretende eliminar barreiras que ainda impedem o conhecimento de todas as violências que se praticaram contra os direitos humanos durante os anos de ditadura.


Voto obrigatório

Políticos ligados ao PPS e PMDB encomendaram pesquisa para saber o que o eleitor da cidade pensa sobre a sucessão municipal em 2012. Não se conhecem os principais dados, a não ser que os juiz-foranos veem com reserva o projeto de tornar o voto facultativo, porque essa liberalidade poderia levar a um perigoso abstencionismo. É, aliás, o mesmo temor revelado nas pesquisas realizadas em outras cidades brasileiras.





Quanto vai custar?
Discutia-se num grupo político, em meio ao cafezinho da Galaria Pio X, a quanto poderão ir os investimentos financeiros da próxima campanha para a prefeitura. Não se trata de cálculo de fácil elaboração, pois a previsão fica, entre outros fatores, na dependência dos custos do material de propaganda, e este terá de ser consumido de a acordo com o poder de voto dos candidatos. Mas, se for avaliada com base no que se gastou na campanha de 2008, quem pretender chegar ao segundo turno terá se ter na mesa (ou no bolso) algo em torno de R$ 8 milhões.

O terror do consignado
Num passo seguinte da comissão criada pela Câmara Municipal para a criação de políticas de defesa e promoção dos idosos, entra em discussão, hoje à tarde, o problema dos empréstimos consignados, que para muitos constituem hoje instrumento cruel praticados contra aposentados transformados em reféns de financeiras. A exposição do problema, seguida de debate, está prevista para ocorrer durante audiência pública, às 15h, no plenário. Vão participar representantes de entidades de trabalhadores inativos e de direitos humanos.
A iniciativa foi proposta pelo vereador Isauro Calais, que também é autor do projeto de propõe ampliar as discussões sobre o pouco que se tem feito e o muito que tem de ser feito para a população anciã.
Hoje, no desdobramento das discussões, vai se revelar um dado assustador: 70% dos aposentados com benefício mínimo são reféns das agências financeiras onde contrataram empréstimos. Mas não diferentemente de outras cidades brasileiras.

Todos no páreo

Já foi dito que são raros os partidos que não estão cuidando, desde agora, de examinar nomes para compor suas chapas de candidatos a vereador. Alguns, que já estiveram na Câmara em legislaturas passadas, vão tentar voltar, como o caso de Juracy Scheffer, do PSB, onde agora é tesoureiro da comissão provisória.
Além dos que querem voltar ou vão disputar pela primeira vez, tem-se como certo que todos os atuais vereadores tentarão um novo mandato.

Inauguração

Se não houver contratempo (depois de tantos), na última semana de julho será feito o primeiro desembarque de passageiros em Goianá. Numa viagem inaugural, desembarcariam o governador Antônio Anastasia e o senador Itamar Franco,que, quando governador, inciou a construção do aeroporto.

((publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS))

Nenhum comentário:

Postar um comentário