quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sucessão pela ordem

Quem conversa com gente do alto conturno do PT mineiro fica sabendo que, tratando-se de eleição de prefeito nas principais cidades do estado, a primeira questão a resolver é Belo Horizonte. Imediatamente após, Juiz de Fora, onde os petistas tiveram bom desempenho em 2008, levando a decisão para o segundo turno.
Embora na cidade o partido tenha como natural a candidatura da professora Margarida Salomão, que esteve naquele segundo turno, na capital pode haver complicação, porque há facções que pretendem a candidatura própria, conflitando com outras, que preferem aliança com o PSB e apoiar a reeleição do prefeito Márcio Lacerda. Os que reagem a essa aliança podem acabar massacrados pelo ministro Fernando Pimentel, declaradamente aliancista.

Unir ou não

Os militantes do PP, entre os quais certamente os dois vereadores que formam a bancada na Câmara, esperam encontro com o deputado Luiz Fernando, com quem, no primeiro passo, querem discutir se permanecem ou não na aliança do prefeito Custódio Mattos. Mas, como o objetivo é situar o PP no projeto de reeleição do prefeito, e faltam 17 meses para isso, é possível que o deputado considere que é cedo demais para tratar do assunto.

Bem afinados

Ao mesmo tempo em que os partidos avaliam se é conveniente discutir, desde já, a sucessão municipal, mas sem apressar definições, os tucanos garantem que estão acertados, sem defecções, com o prefeito Custódio, que será candidato. Falando como presidente do PSDB em Minas, o deputado Marcus Pestana diz que em Juiz de Fora o quadro está definido. Menos em relação à vereança.

Evasão de leite

O deputado Bruno Siqueira voltou a lamentar o fato de Minas não ter conseguido prestígio e incentivos para garantir em Juiz de Fora a sede da indústria Nestle, uma das mais importantes do mundo e a primeira do Brasil no setor de produtos lácteos. Ela vai criar unidade de processamento em Três Rios, com a previsão de serem empregadas, na fase inicial, 400 pessoas.
Contudo, nem tudo fica perdido, pois a fábrica abre perspectivas para a pecuária leiteira no norte fluminense e para os municípios da Zona da Mata próximos a Três Rios.


Sede difícil

Técnicos do estado ainda não definiram local para a instalação do UAI, um programa de prestação de serviços diversos à população, como emissão de carteiras de identidade. Substitui e amplia as atividades do PSIU, que funciona na Rua Halfeld, ocupando a antiga sede da Caixa Econômica. O mais recente espaço estudado, antigo Cinema Excelsior, tem inclinação de piso inadequado para a atividade que se pretende.


___ publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS __

Nenhum comentário:

Postar um comentário