segunda-feira, 30 de maio de 2011

Uma Avenida para Mello Reis

Está marcada para às 17h de hoje, junto ao aeroporto da Serrinha, a inauguração das placas que identificarão a Avenida Mello Reis, o que dá cumprimento à lei do vereador Tico-Tico que o prefeito Custódio Mattos sancionou. Seis meses depois de sua morte, é a primeira homenagem oficial que ele recebe na cidade que administrou, na década de 80, e entrou para a história como um dos mais importantes prefeitos que teve o município.
A avenida que recebe seu nome é a antiga Guadalajara.
Para a solenidade, além de autoridades municipais, são esperados deputados e prefeitos da região. O senador Itamar Franco, hospitalizado em S.Paulo, será representado por seu assessor Marcello Siqueira.


Mesmo secretário

Bem sucedidas as articulações do senador Aécio Neves, a executiva nacional do PSDB, eleita ontem, manteve o deputado mineiro Rodrigo de Castro na secretaria-geral, cargo que vinha sendo postulado pela representação de São Paulo. A tônica do discurso tucano do fim de semana foi o projeto do partido de voltar ao poder, que lhe escapou com o fim do segundo mandato de Fernando Henrique.


Dilma em crise

Assunto para dominar a semana: a presidente Dilma não pode dizer que se saiu airosamente do teste que lhe impôs o primeiro choque de interesses políticos. O governo esteve mal e continua pior na crise provocada pelo ministro Palocci, além de ficar desprestigiado com a festiva intervenção de Lula nos negócios ministeriais.
Não bastasse, já se expõem, desde agora, os arranhões com o PMDB, o que estava na previsão, mas só para meados do próximo ano. O namoro de Dilma com o partido esfriou um pouco.


Tempo de descrédito

Interessante o dado revelado em pesquisa encomendada por grupo político, apenas para análise interna, sobre a necessidade de um candidato ter filiação partidária, questão levantada pelo senador Itamar Franco. Entre oitocentas pessoas consultadas em Juiz de Fora sobre o chamado “candidato avulso” 43% consideram isso uma boa ideia, o que embute a desconfiança de que os partidos são dispensáveis, contra 53% que acham a filiação necessária.


Prestigiado

Alguns colegas de primeiro escalão do secretário de Saúde, Antônio Jorge, prometem estar amanhã em Juiz de Fora para prestigiá-lo na solenidade em que receberá a Comenda Henrique Halfeld. Um deles ou o deputado Marcus Pestana representará o governador Anastasia.

__
Lendo, ontem, que o Brasil acaba de confirmar sua posição de recordista mundial de impostos, a gente concorda com Ignacio Silom, escritor socialista italiano, quando diz que o governo tem um braço longo e um braço curto. O longo serve para tomar e tocar em qualquer lugar; o braço curto serve para dar e só chega aos mais próximos.


Resenha

1)
Depois de quatro dias hospitalizado, para tratar de diverticulite, está de volta à casa o veterano sindicalista Clodesmidt Riani, que tem 90 anos. Ele se celebrizou como presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.

2) O vereador Isauro Calais viaja amanhã para São João Nepomuceno, onde vai se reunir com o grupo político que prepara o lançamento da candidatura de Célio Ferraz (Balainho) à prefeitura, onde ele já esteve por três vezes. Isauro se diz entusiasmado com a receptividade dessa candidatura.

3) Os assessores do senador Itamar Franco, internado em S.Paulo para tratar de leucemia, passaram o fim de semana recebendo telefonemas e e-mails de pessoas interessadas em obter informações sobre o estado de saúde dele, que é estável. Os médicos que o assistem garantem que o tratamento será suficiente para eliminar o mal.


4) O Instituto Histórico e Geográfico, presidido por Vítor Valverde, promoveu uma sessão aberta, comemorativa do 161º aniversário da cidade. Como tema central, aspectos do passado de Juiz de Fora ainda não suficientemente pesquisados.


5) Sobre a razão que o levou a deixar a chefia da assessoria de comunicação da Câmara, o jornalista Aílton Alves esclareceu: foi por causa de uma atitude de desconfiança do vereador Noraldino, que desautorizou, por antecipação, qualquer notícia a respeito do trabalho que realiza, se não tiver o crivo do seu gabinete.


6) Intrigante, entre assessores do prefeito, o fato de Noraldino estar mantendo rendosas conversas com alberto Bejani, figura que dispensa maiores apresentações. O vereador é líder do governo na Câmara.

7) Faz 50 anos hoje que o então governador Magalhães Pinto instalou, na Escola Normal, o governo provisório do estado, e, durante dois dias, todo o secretariado despachou com autoridades municipais. Nunca mais o estado promoveu esse deslocamento, salvo simbolicamente para Ouro Preto.


(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário