domingo, 8 de maio de 2011

Novo calendário para o 2º turno

O Tribunal Superior Eleitoral está sendo instado a mudar a data de realização do segundo turno já em 2012. Essa eleição, sempre no último domingo de outubro, não pode mais estar muito próxima do feriado de Finados, porque a expectativa do descanso prolongado estimula milhares de pessoas a viajar, e nisso vai o agravamento do problema da abstenção, também favorecida pela multa simbólica, que em nada assusta os faltosos.
Hoje, os dois turnos de votação estão separados por 28 dias. Se se separassem por mais uma semana ou menos quatro dias ninguém sairia prejudicado, e o processo eleitoral ficaria livre de um fator a mais para libertar o
fantasma do abstencionismo, fenômeno que o TSE e o Congresso precisam avaliar melhor.


Onde os prefeitos
ficam apertados

Na sexta-feira, no Museu Murilo Mendes, o reitor da Universidade, Henrique Duque, abre um encontro de prefeitos da região. Num primeiro passo, certamente se abordará o entrosamento mais acentuado entre a instituição e as prefeituras. Mas há outros assuntos para figurar na pauta desse encontro, como as aperturas financeiras.
Recentemente, o senador Aécio Neves ressuscitou velho assunto, sempre acompanhado da queixa das prefeituras mais modestas É o Fundo de Participação dos Municípios, formado com recursos a partir do Imposto de Renda, eternamente insuficientes para se fazer o mínimo exigido pelas populações do interior.
Se para Juiz de Fora o FPM tem peso modesto no erário, o mesmo não se dá em relação à maioria dos municípios da região. Suas prefeituras padecem sob o modesto índice 0,6, quase sempre o bastante apenas para cobrir folhas do funcionalismo.


A velha alcaidemoria
precisa de socorro

Na reunião que vai realizar hoje, às 14h, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural promete apreciar a proposta de intervenção, para evitar a ruína da casa mais antiga de Juiz de Fora, a alcaidemoria (foto), na velha Rua do Jalões. É obra que tem de ser realizada pela Santa Casa, que recebeu o imóvel em doação, em 1954, com a obrigação rigorosa de conservá-lo e em nada alterá-lo. Hoje, parece que a instituição, sem poder investir o necessário, quer promover apenas obra de emergência, para segurança.
É preciso que sejam tomadas medidas urgentes, para se salvar uma relíquia do passado.
No dia 1º de junho de 1708 Tomé Corrêa Vasquez recebeu, como resultado do casamento generoso com a filha de Garcia Rodrigues, uma sesmaria que hoje compreende Bandeirantes, Santa Teresinha e Granjas Betânea. Nomeado alcaide-mor do Fisco e dos Mays, ali construiu o casarão que hoje se procurar salvar. Foi a primeira construção em pau-a-pique, com telhas. A primeira repartição pública da região. Quando Vasquez morreu, em 1718, o imóvel foi para a família Vidal, depois para os Tostes, por fim, como herança, para Cícero Tristão, que a transferiu à Santa Casa.





Resenha



1 - Para confirmar o que estava previsto, o deputado Júlio Delgado está como presidente da comissão provisória do PSB em Juiz de Fora, afastada a ideia de renovação do
diretório. A secretaria-geral ficou com Marcelo Frank.


2 – O ex-deputado Marcello Siqueira foi eleito para integrar o Conselho Fiscal da Light. Vai assumir na próxima semana, no Rio.


3 – O ex-prefeito José Eduardo Araújo está se desligando do PR - Partido da República, mas sem anunciar em que nova legenda pretende se abrigar. O PR em Juiz de Fora ficou sob a presidência de Edmar Moreira, que ainda não falou sobre seus planos.

4 - A realização de uma pesquisa em Juiz de Fora para se saber o que o eleitor pensa do voto facultativo está sendo proposta pelo senador Itamar Franco. A liberalidade é uma questão que o impressiona no debate sobre a reforma eleitoral-partidária.


5 – Ainda sobre a reforma, o vereador petista Wanderson Castelar anda preocupado. Teme que não se obtenha a profundidade desejada na matéria, e tudo acabe em algumas mudanças tangenciais, como mudança de data de posse dos eleitos...


6 - Sobre o PSD, em fase de formação, sob a liderança de Gilberto Kassab, estão confirmadas as primeiras gestões para a criação de uma célula em Juiz de Fora. Quando se conversa a respeito, presentes militantes do PHS e gente muito ligada ao ex-prefeito Tarcísio Delgado.


7 – Começa a trabalhar a comissão que se encarregará de organizar o programa do aniversário da cidade, a ser comemorado na última semana deste mês.



((( Publicado também nesta segunda-feira no TER NOTÍCIAS )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário