segunda-feira, 2 de maio de 2011

Distrital para vereador?

Entre as virtudes e os desafios da implantação do voto distrital balança o coração do Congresso, instado a não mais aceitar adiamentos da reforma política. Diante das dúvidas, cresce a proposta de se promover, já em 2012, uma experiência restrita aos municípios com colégios que têm mais de 200 mil eleitores, como o caso de Juiz de Fora. Os resultados de tal experiência com os vereadores contribuiriam para uma avaliação da representação política. Primeiro, no município; depois, de for o caso, na próxima composição da Câmara dos Deputados.
Se o objetivo é apurar a nitidez da representação política, em Juiz de Fora notam-se situações discrepantes capazes de ilustrar. Na Câmara Municipal, há apenas um vereador eleito na Zona Norte, onde residem 130 mil eleitores. Em Benfica, com cerca de 18 mil, o candidato Vanderlei Tomaz obteve 3.100 votos, não se elegeu, mas na Câmara empossaram-se nove vereadores menos votados que ele. Em São Pedro, também grande reduto, outro injustiçado foi Juracy Scheffer.
Mesmo que não se admita totalmente o critério majoritário (elegem-se os mais votados, quaisquer que sejam seus partidos) é precisar rever o sistema proporcional.




PV se reúne

Membros da comissão provisória do Partido Verde em Juiz de Fora estarão reunidos hoje, às 19h, sob a presidência de Jane Ferraz. Começam a examinar a situação da legenda, que no ano passado não conseguiu êxito nas urnas, além do fiasco da candidatura de José Fernando ao governo do estado.
Na cidade, os verdes podem muito pouco em relação a planos para um futuro imediato, enquanto a direção estadual não traçar rumos.


PSB incerto

Na véspera de encerrar o prazo de inscrição de chapas para o seu diretório municipal, o PSB ainda não sabe exatamente o que vai acontecer. Mas o final de semana foi aproveitado pelo deputado Júlio Delgado para organizar uma chapa consensual, o que evitaria disputa interna. Nesse sentido, não seria surpresa se o próprio deputado avocasse a si a responsablidade da presidência.


Convidado

Quando se fala, em Belo Horizonte, sobre os planos do Partido dos Trabalhadores para Juiz de Fora, há quem diga que o atual reitor da Universidade Federal, Henrique Duque, foi convidado a se filiar. Mas ele nega alimentar qualquer projeto político.

Bem dividido

Peemedebistas fazem as contas, conferem nomes e composição de grupos, para concluir que não é possível prever como ficarão as composições internas, quando o partido for chamado a se reorganizar. Neste momento, sente-se que o diretório está dividido entre as influências do ex-prefeito Tarcísio Delgado e do deputado Bruno Siqueira.



((( Publicada na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))))

Nenhum comentário:

Postar um comentário