sexta-feira, 27 de maio de 2011

Quanto valem?

Vai chegando a hora de se avaliarem as peças para composições políticas, com vistas às eleições municipais. E começa a ser estudado o potencial dos partidos em futuras alianças. Por exemplo: qual o peso que terão PSL, PV, PP, PMN entre outros? Se isolados pesam alguma coisa, o que poderiam pesar se estiverem juntos?
Na eleição de prefeito, em 2008, nada menos de 12 partidos se aliaram ao PSDB para ajudar a eleger Custódio. Segundo ele, há indícios de que permanecerão unidos no seu projeto de reeleição. O que, a se confirmar, faz prever poucas alterações para o próximo ano.
Mas sobre alianças e as bases em que são estabelecidas é preciso esperar o TSE resolver se haverá alguma mudança no atual modelo.


Sem intrigas

O deputado Bruno Siqueira diz que continua empenhado apenas em realizar o trabalho a que se propôs na Assembleia Legislativa (com a ida de Lafayette Andrada para o Secretariado, Bruno ficou como único representante da região no Legislativo mineiro), sem ceder a tentativas de intrigá-lo com outros grupos do PMDB. Estava se referindo, em especial, aos que se esforçam para distanciá-lo do grupo do ex-prefeito Tarcísio Delgado no diretório municipal do PMDB. Não há razões, pelo menos por hora, para maiores distanciamentos.


Interferência

Repercute mal a ostensiva interferência do ex-presidente Lula nos assuntos internos do governo de Dilma, o que ficou mais claro ainda com os contatos diretos que ele promoveu com ministros, que não têm mais que ouvi-lo ou se aconselhar com ele. Fato é que casos desse tipo vão levando a presidente a medidas políticas drásticas para acentuar sua personalidade e a autoridade de seu governo.


Leucemia

Definido que a leucemia de que está acometido pode ceder por ação de tratamento, é provável que, deixando o hospital em que se encontra, em S. Paulo, o senador Itamar Franco decida passar em Juiz de Fora o período de recuperação. Mas tudo depende de orientação médica.

Desinteresse

Comentava-se em roda política, sem embargo de ser formada por gente do PSDB, que o PT é pouco dado a prestigiar pessoas que em suas fileiras disputaram e perderam eleições. Assunto de quarta-feira à tarde em Belo Horizonte, presente um jornalista local. Dois exemplos então citados: Hélio Costa, a quem, depois de derrotado, o governo negou a presidência de Furnas, contemplando-o apenas com uma função diplomática secundária, e Margarida Salomão, que construiu a maior votação que o PT já teve em Juiz de Fora, mas pretenderam colocá-la apenas na delegacia regional do Desenvolvimento Agrário, onde chefiaria meia dúzia de funcionários.

Fogo amigo

Estamos cada vez mais próximos de admitir que o libelo contra o ministro Antônio
Palocci, e que culminou com a denúncia de que sua fortuna aumentou vinte vezes em quatro anos, foi obra de companheiros do próprio PT. Fruto de divergências internas.


(( Publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário