segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tensão no poder

Por causa das fracas explicações do ministro Palocci sobre seu rápido enriquecimento, que aumentou 20 vezes em quatro anos, o governo federal tem vivido maus momentos, muita tensão, e ontem praticamente não houve outro assunto nos gabinetes. Entende-se que a presidente Dilma está sendo empurrada contra a parede. Sem saída, porque ou prestigia seu ministro ou oferece munição para que o impasse evolua.
Essa situação deve durar ao menos quinze dias, que é o prazo para que o ministro dê explicações à Procuradoria-Geral da República sua evolução patrimonial. Mas o procurador-geral já procura esvaziar a crise: “Precisamos de mais informações sobre o caso. Os elementos que eu tenho são absolutamente insuficientes para qualquer providência. Você tem que encontrar os elementos que caracterizam esse crime, o dolo, o favorecimento, essa coisa toda”.

Aplausos

Na noite mais movimentada da Festa Country, o vocalista Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, foi quem recebeu maiores aplausos, quando, no palco, enveredou para a crise Palocci. Referindo-se diretamente a Brasília e ao ministro sob suspeita, indagou que País é este em que as grandes fortunas não são obrigadas a se explicar.

Coincidência

Ouve-se em rodas ligadas ao prefeito Custódio Mattos: os esquemas e as conversas objetivas sobre sua candidatura a um segundo mandato vão coincidir com grandes obras urbanas que estão projetadas. Caminhando juntos os dois fenômenos, os tucanos esperam que o prefeito leve vantagem eleitoral.

Voo oportuno
Para quem tem negócios a tratar em Brasília é excelente o horário estabelecido pela Trip: pela manhã, Juiz de Fora – Rio – Brasília, com trajeto inverso e chegada ao aeroporto da Serrinha às 22h do mesmo dia. Hoje, quem estreia o voo é o secretário de Administração, Vitor Valverde, que precisa estar cedo no Ministério dos Transportes.

Quem disputa?
O PT mineiro está correto quando avalia que não tem como deixar de disputar com candidato próprio a prefeitura de uma capital da importância de Belo Horizonte, Considerando sua expressão nacional, não há quem negue ao partido esse direito.
Reconhecido isso, começam os problemas. O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel é quem tem cabedal para entrar nessa disputa. Mas é exatamente ele o primeiro a considerar que ideal é o PT dar-se por satisfeito dando o vice na chapa do prefeito Márcio Lacerda, que disputará a reeleição.

Pedra mineira
Ontem, os esforços para se criar uma chapa de consenso no diretório nacional do PSDB começaram a sofrer alguns solavancos, porque os tucanos mineiros, unidos em torno de Aécio Neves, insistem na manutenção do deputado Rodrigo de Castro na secretaria-geral, mas os paulistas querem Alberto Goldman. Como a formação da nova executiva do partido tem de estar definida no começo da próxima semana, prevê-se que as dificuldades estarão solucionadas dentro de algumas horas.

Coordenador

Em Juiz de Fora, os simpatizantes do PSD, novo partido em formação, já sabem que terão de conversar com Paulo Safadi, que ficou como coordenador em Minas. Contatos ainda sem previsão.

((publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário