sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma possibilidade

Se a aliança nacional do PSB e do PC do B acontecer em Juiz de Fora isto poderia significar a retirada da pré-candidatura do Wadson Ribeiro (PC do B) em favor da pré-candidatura a prefeito do deputado federal Júlio Delgado (PSB). Por este momento, nada mais que uma das especulações que já vão fazendo parte das rodas políticas.


Memória curta

Poucos meses depois da posse dos deputados, 70% dos eleitores são incapazes de lembrar em que candidato votou. É o que indica pesquisa nacional, com raras discrepâncias regionais. Não se trata exatamente de descaso em relação à eleição. Fato é que o eleitor não acompanha o trabalho do parlamentar, de forma que, dois anos depois, já esqueceu o seu favorito.



Lei do bafômetro

Se o homem se recusar a fazer o exame DNA é prontamente considerado como o verdadeiro pai, por que não considerar alcoolizado o motorista que recusar o bafômetro? É o que pensa o deputado Jonas Donizette, socialista de São Paulo, autor do projeto de lei que presume verdade quando o motorista recusar o exame que comprova embriaguez. “Hoje em dia qualquer um pode se abster porque o exame não é obrigatório. Assim, o policial perde a autoridade. A lei precisa ser cumprida”, lamenta o parlamentar.
Mas vem logo uma indagação quanto à constitucionalidade da roposição: como obrigar o cidadão a produzir prova em seu próprio prejuízo?


Há exatos 50 anos surgia no Congresso Nacional o primeiro projeto que pretendeu instituir a pena de morte no Brasil. E, depois, sucessivos fracassos.
Uma pena irrecorrível só teria sentido se fosse aplicada por um tribunal infalível. E onde fica esse tribunal?


__ Publicado também na edição de hoje do TER N OTÍCIAS ___

Nenhum comentário:

Postar um comentário